Sobre

Pitacos. Estamos acostumados a dar pitaco sobre um monte de coisas: roupas, viagens, baladas, comida, etc. O pitaco (expressão que significa palpite) vem quando acreditamos que podemos acrescentar a algum tópico que o outro precisa. Aí, seja por companheirismo, como um agrado ou simplesmente por sermos gente boa, pitacamos!

E por que não pitacar sobre referências bibliográficas? Hoje, tanto pesquisadores acadêmicos como os independentes tendem a utilizar fóruns mais restritos para trocar referências sobre seus trabalhos e para coletar novas descobertas. Pode ser um trabalho solitário também, quando se passa horas e horas buscando referências em uma biblioteca ou nos famosos sites indexadores de artigos e revistas científicas.

O Pitacodemia é uma proposta para ajudar, de modo bastante informal, pessoas que estejam buscando referências e pessoas que queiram compartilhá-las com o mundo. Pesquisadores, interessados, curiosos: esse é seu lugar. Uma verdadeira academia de pitacos!

O Pitacodemia funciona como um blog de listas: em cada post, você encontrará o tema ou área tratados, e, em seguida, uma lista com de 5 a 10 referências. Veja, por referências quero dizer qualquer material que sirva de apoio para uma pesquisa: livros, artigos, revistas científicas, documentários, álbuns, etc. Vale tudo, desde que seja importante para a pesquisa que o contribuinte traga.

O Pitacodemia é um blog simples, que funciona quase exclusivamente com a ajuda de colaboradores. A ideia é atingir maior número de interessados no maior número de áreas, colaborando um pouco para algo que acredito: compartilhamento de conhecimento.

Gostou da ideia? Então contribua você também! Mande sua lista para contribuicao@pitacodemia.com .