8 referências sobre pessoas em situação de rua

pitaco-situacaorua-capa.jpg.001

Pitacodemia no ar!

E hoje trazemos pitacos essenciais para um debate que está corrente nas redes sociais, por conta do tempo (inverno) e de questões políticas e sociais: pessoas em situação de rua.

pitaco-situacaorua03

 

Um tópico importante para se falar e refletir sobre sociedades urbanas, desigualdades e exclusão, bem como sobre o lugar da política (seja instituições, seja sociedade civil organizada ou do próprio movimento dos trabalhadores em situação de rua organizado) nessa trama toda.

Com a contribuição do antropólogo Tomás Melo, pesquisador no tema, trazemos aqui 8 pitacos para ajudar você a conhecer mais e se aprofundar no tema e ver que, apesar de importante, o problema é bem maior do que doação de agasalho.

Com a palavra, para nos explicar melhor, Tomás:

pitaco-situacaorua08

As ações de recolhimento contra pessoas em situação de rua é uma rotina cotidiana que, vez ou outra ganha, os olhos do grande público. No Brasil, de Leste a Oeste, de Norte a Sul, diversas gestões municipais ainda acreditam que o higienismo urbano, gentrificação, “revitalização”, prisão e internamento compulsório, recolhimento e queima de seus parcos pertences, jato d’água, assassinatos, expulsão das cidades e toda sorte de violação de direitos humanos sejam alternativas viáveis para lidar com a presença de pessoas que ocupam as cidades desde seus primórdios e que demonstra aumentar.

Aqui vão alguns pitacos sobre o tema. Com destaque especial ao fato de que, cada vez mais, a própria população em situação de rua vem falando em seu nome.

pitaco-situacaorua05

 

Vamos os pitacos:

 

1. PESQUISA NACIONAL SOBRE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

A Pesquisa Nacional, de 2008, é um dos maiores compêndios de dados já realizados sobre população em situação de rua no Brasil. O levantamento foi feito em 71 cidades com mais de 300 mil habitantes. Pode ser acessado aqui.

pitaco-situacaorua07

 

2. Desafortunados: um estudo sobre o povo da rua – SNOW, David & ANDERSON, Leon.

Esse livro, da Coleção Zero à Esquerda, é um do poucos textos sobre Homeless nos EUA que foi traduzido ao Português. Nele, os autores nos apresentam uma rica etnografia dos comportamentos, lógicas e estratégias de pessoas que vivem nas ruas da cidade de Austin, Texas.

pitaco-situacaorua06

 

3. População de rua: Quem é, como vive, como é vista – VIEIRA, Maria Antonieta da Costa; BEZERRA, Eneida Maria Ramos; ROSA, Cleisa Moreno Maffei.

Esse livro é resultado de uma pesquisa de 1991, desenvolvida por profissionais da Prefeitura de São Paulo em vários pontos de pernoite na cidade. Apresenta dados da época e uma análise potente das condições de vida, comportamento e percursos sociais de pessoas em situação de rua.

pitaco-situacaorua04

 

4. Topografia de um desnudo.

O filme, baseado em fatos reais, conta a história de uma operação ocorrida no Rio de Janeiro, no início dos anos 60, que ficou conhecida como Operação Mata-Mendigos. Em ocasião da visita da Rainha Elizabeth ao Brasil, diversas pessoas foram capturadas, presas, torturadas, mortas e jogadas nos rios Guandú e da Guarda.

 

5. Documentário do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) – Nós da rua.

Esse documentário conta um pouco da história, lutas, objetivos e bandeiras do Movimento Nacional da População de Rua

 

6. Jornal “O Trecheiro”

Com mais de 20 anos de existência, circulando gratuitamente pelas ruas, o jornal O Trecheiro dá as notícias do povo da rua.

pitaco-situacaorua02

 

7. Jornal Boca de Rua.

Jornal das ruas de Porto Alegre, totalmente feito por pessoas em situação de rua

 

8. Aurora de rua

Jornal das ruas de Salvador.

 

É isso pessoal! Gostaram das referências? Conhece mais sobre o tema? Deixe seus pitacos abaixo!

 

Bons pitacos e até a próxima!

 

Pitacos por :

Tomás Melo

Antropólogo doutorando pela Universidade Federal Fluminense.