8 referências sobre cannabis

pitacodemia-cannabis

Hoje o tema dos pitacos é um tanto polêmico. Polêmico não pela opinião das diferentes posições apenas, mas pelas consequências que tais opiniões têm no cotidiano das pessoas.

Quem tem acompanhado os jornais nos últimos dias viu alguns fatos (violentos), que ocorreram em uma universidade pública no Sul do país, e giravam em torno do tema “Drogas consideradas ilícitas”. Eventos como esse são recorrentes em diversos locais no país, daí a relevância do tema.

O assunto é bem complexo e pensando nisso resolvemos resolvemos trazer pitacos sobre cannabis, para ampliar referências sobre o assunto. Quem nos ajudou nessa tarefa é a filósofa Fabíola Cardoso, autora da contribuição, a quem damos a palavra a partir de agora. Bons Pitacos!

Os livros desta lista dizem respeito ao estudo sobre a cannabis, tanto no âmbito das politicas proibicionistas como questões medicinais/ nutricionais/ recreativas, e também as demais drogas consideradas ilícitas. No geral, esses livros buscam desconstruir a imagem que vem sendo sustentada nas últimas 40, 50 anos sobre o uso de psicoativos, trazendo uma perspectiva mais crítica.

A partir deles você consegue entender o contexto histórico da proibição, consegue ter uma ideia da profundidade do envolvimento cultural que elas podem ter, como a cannabis funciona a nível químico e fisiológico (dando abertura para questão medicinal) e como as pessoas não são tão diferentes assim no final das contas: em algum momento da vida, todos procuram um alívio para a mente através de substâncias derivadas e encontradas na natureza.

Vamos aos pitacos:

1) Mike Gray. Drug Crazy. Routledge Publisher, NY (2000).

2) Tarso Araújo. Almanaque das Drogas. Editora Leya, SP (2012).

3) Rowan Robinson. O grande livro da Cannabis. Jorge Zahar editor, RJ (1999).

4) Beatriz Caiuby Labate(orgs.). Drogas e cultura: novas perspectivas. EDUFBA, SSA (2008).

5) Dennis Burgierman. O fim da guerra. Editora Leya, SP (2011).

6) Chris Conrad. Hemp – o uso medicinal e nutricional da maconha. Editora Record, RJ (2001).

7) Renato Malcher-Lopes e Sidarta Ribeiro. Maconha, Cérebro e Saúde. Vieira & Lent Casa Editorial, SP (2007).

8) Gabor Maté. In the Realm of Hungry Ghosts: Close Encounters With Addiction. North Atlantic Books, CA (2010).

 

O que achou das referências? Se interessou pelo assunto? Tem mais pitacos? Deixe seu comentário.

 

Bons Pitacos!

Pitacos por:

Fabíola Cardoso

Filósofa, pesquisa sobre Bio-ética e Uso de psicoativos.