8 referências para cultura de transição e nova economia

pitacodemia-novaeconomia

Pitacodemia é um espaço para compartilhamento de conhecimento. Seja o consolidado ou popular, mas também – e gostamos muito quando pinta algo assim por aqui – para o NOVO.

Com a contribuição de Felipe Cunha, mestrando da Schumacher College, os pitacos de hoje são sobre Cultura para Transição e Nova Economia. Um série de referências interessantíssimas para quem deseja conhecer mais sobre um novo campo, que além de ter crescido, tangeria diversas áreas de estudos que já conhecíamos como Economia, Sociologia, Antropologia, entre outros. Bom, deixamos a palavra para Felipe, que pitaca e dá comentários sobre escolha das referências. Bons pitacos!

Fiz uma lista para um tema que tenho investigado aqui em meu mestrado na Schumacher College.

Eu chamei de Cultura para Transição e Nova Economia, pois acredito que estão interligados. Esse é um tema (ainda) “novo” e pouco explorado na academia, mas considero que crescerá com tempo, a partir das demandas cada vez mais presentes em nossa sociedade.

Vamos aos pitacos:

1) Daniel Quinn – Ishmael.

Para começar, um livro não muito acadêmico, mas um bom inicio para esquentar os motores e já ir se familiarizando com criticas profundas à cultura encenada pela sociedade contemporânea. De fácil e penetrante leitura, Daniel Quinn apresenta as principais estruturas culturais que estruturam a sociedade ocidental.

pastedGraphic.png

 

2) Edgar Morin – Cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.

Edgar Morin é um dos meus favoritos para se repensar o pensamento através da Teoria da Complexidade. Tem vários livros dele excelentes, mas esse é um bom começo.

pastedGraphic_1.png

 

3) Frijtof Capra – Conexões Ocultas.

Na minha lista de novos pensadores não poderia faltar Fritjof Capra. Também explorando a Teoria Sistêmica e da Complexidade para repensar os problemas atuais e as interações sociais em larga escala. Nesse livro ele explora cientificamente os mais recentes ângulos de explicação da origem da vida, relações sociais e consciência até novas formas econômicas recém-desenvolvidas.

pastedGraphic_2.png

 

4) Andreas Weber – Enlivenment. [oba, tem link para baixar!]

Para fechar esse amadurecimento do novo pensamento cientifico, Andreas Weber recentemente publicou essa obra-prima, onde atingiu de forma completa o potencial da nova visão cientifica.

pastedGraphic_3.png

 

5) E.F. Schumacher – Small is Beautiful: a study of economics as if people mattered.

Agora, a partir de uma nova visão de base científica entramos no campo da “Nova Economia”. Para dar o primeiro passo, o pai da Nova Economia, escolhi Schumacher, com esse surpreendente e explicativo texto.

pastedGraphic_4.png

 

6) Tim Jackson – Prosperity Without Growth: economics for a finite planet.

O consagrado economista Inglês Tim Jackson é um dos principais autores de crítica ao modelo de crescimento econômico.

pastedGraphic_5.png

 

7) Ricardo Abramovay – Muito Além da Economia Verde.

Com uma visão ampla, crítica e inovadora Ricardo Abramovay aborda uma visão brasileira para Nova Economia.

pastedGraphic_6.png

 

8) Otto Scharmer – Theory U: leading from the future as it emerges.

Para fechar essa nova forma de pensar, ser e agir na economia a partir de uma nova cultura, fica aqui uma dica para estar atento ao trabalho de Otto Scharmer e o Presencing Institute/MIT.

pastedGraphic_7.png

 

E aí, se interessaram pela área? Conhecem mais referências que abrangem o tema? Deixe seus pitacos abaixo!

 

Bons Pitacos!

 

Pitacos por:

Felipe Cunha

Mestrando – Schumacher College