8 referências de Eduardo Galeano

pitacodemia-galeanocapa2

Literatura, em sua arte, é uma forma de ver e expressar um mundo. Seja universo particular de uma rua, uma comunidade, seja da mente criativa e fantasiosa, essa arte tem o dom de transmitir pensamentos, emoção e, claro, conhecimento.

Nessa segunda-feira (dia 13/04/15), a literatura e o mundo perderam o grande escrito de origem uruguaia Eduardo Galeano

pitacodemia-galeano03

Como forma de homenagem, o Pitacodemia lança um post com pitacos de obras que vale a pena conhecer do escritor. Com a contribuição de 2 leitor@s e fãs do escritor, Janaína Grasso e Sidney Ferrer, trazemos 8 referências para quem deseja conhecer um pouco mais da obra e se aprofundar na riqueza das linhas de Galeano.

Deixamos as palavras de Sidney para apresentar as referências, e da parte do Pitacodemia, fica a mensagem: obrigado por tudo Galeano! Descanse em Paz!

pitacodemia-galeano02

“Certa vez comentaram comigo a respeito do desconhecimento que nós brasileiros tínhamos dos escritores, músicos e artistas sulamericanos. Felizmente o uruguaio Eduardo Galeano transpôs a barreira linguística e sua obra chegou até nós.

Mundialmente conhecido, o autor da Banda Oriental hoje nós deixa. Nos deixa mas legando uma linda obra, apontando nossas veias abertas e os abraços a serem dados, o esporte a ser apreciado. Para lembrá-lo, deixa-me dar um pitaco nas suas leituras com pieguísses e sobre autores latinoamericanos. A morte de um escritor não deve ser pautada em lamúrias. Deve antes ser um novo impulso para apreciarmos seus escritos, melhor forma de prestarmos luto.”

pitacodemia-galeano04

Vamos aos pitacos de Janaína e Sidney:

1) As veias abertas da América Latina.

2) Memórias Fogo.

3) Livro dos Abraços.

4) O futebol ao sol e à sombra.

pitacodemia-galeano01

5) Espelhos.

6) Palavras Andantes.

7) Vagamundo.

8) Os Filhos do Dia.

pitacodemia-galeano05

Que Galeano descanse em paz, e sua obra continue ecoando nos 4 cantos do mundo, contando histórias, emoções e ventos. 

Bons pitacos!

 

Pitacos por:

Janaína Grasso e Sidney Ferrer

Admirador@s, cada um a sua maneira e poética, da obra e legado de Eduardo Galeano.