7 referências sobre computação e programação

pitacodemia-kid-and-binary-code-background

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Pitacos sobre programação</title>
</head>
<body>
Olá pitaqueir@s…
</body>
</html>

Entendeu? Pois é, isso é apenas um pedacinho de uma linguagem de marcação usada em grande parte dos sites que acessamos hoje em dia.

Fone de ouvido, música, pizza e RedBull: vida de programador :D

Fone de ouvido, música, pizza e RedBull: vida de programador :D

 

E é sobre linguagens, computação e programação que vamos falar hoje: pitacos para quem desejar entender e se aprofundar mais nessa “mágica” de escrever códigos que viram sites, algoritmos e muitas coisas que nos relacionamos, sem saber muitas vezes como.

Para nos ajudar, contamos com a colaboração de Karla Soares, que estuda Sistemas de Informação, e nos traz algumas referências básicas para nos conectarmos com universo da computação e programação.

Bom, como que vos escreve nada entende sobre (apesar de gostar muito do tema), vamos deixar a palavra para Karla que explica as referências que ela escolheu. 

pitacodemia-computa

 

Vamos os pitacos:

1) Use a Cabeça! Programação – Paul Barry.

pitacdemia-uscprogramacao

Este livro tem uma didática fácil e bem contemporânea, ajuda bastante nos conceitos básicos da linguagem de programação, porque antes de aprender qualquer tipo de linguagem especifica, tais como, c, c++, Java, COBOL etc…

É necessário antes aprender à lógica e a mecânica do computador, sua estrutura de dados e o desenvolvimento de um código para execução de qualquer aplicação.

 

2) Iniciação à Lógica Matemática – Edgard de Alencar Filho.

pitacodemia-iniclogmatem

 

3) Lógica e Algebra de Boole – Jacob Daghlian.

pitacodemia-boole

Claro que a matemática ajuda bastante no desenvolvimento destas funções e elaboração dos algoritmos, e assim ambos funcionam como um casamento, o resultado e a inteligência do seu programa só serão eficazes se sua base na matemática lógica for sistematicamente eficiente.

Neste conceito matemático de lógica, está toda a decodificação e manipulação de todos os circuitos elétricos e funções das máquinas.

Logo você precisara compreender o caminho transformador de 01 (códigos binários).

 

4) Fundamentos de Circuitos Elétricos - Charles K. Alexander e Matthem N. O. Sadiku.

pitacodemia-circuitos

Sua expansão dentro de um universo da eletricidade micro e macro que dão vida aos às máquinas através de pequeninos focos de luz que se entrelaçam nas linhas de metais e pequenos comandos.  Os circuitos elétricos é o fundamento da tecnologia neste livro ajudará desvendar um pouco desta mágica da tecnológica.

 

5) Crie seu Banco de Dados em MySQL -Fabrício Augusto Ferrari.

6) Banco de Dados – Teoria e Desenvolvimento – William Pereira Alves.

pitacodemia-bancodedados

Outra base importantíssima é o banco de dados e armazenamento das informações, um programa sem dados não existe é obsoleto.

Saber conectar e manipular um banco de dados é ser um semideus ou um próprio DEUS :D

A manipulação de dados é feita por uma linguagem de programação e a mais básica é MySQL, mas é necessário saber o conceito da modelagens dos dados para que os relacionamentos e a busca das informações fiquem cada vez mais rápidos e eficiente.

 

7) Use a Cabeça! Rede de Computadores – Al Anderson e Ryan Benedetti.

pitacodemia-redecomput

Por fim como realizar as conexões das maquinas, dados e das tecnologias?

As redes de computadores são responsáveis pela distribuição e interatividade do homem com a tecnologia é por isso que somos tão globalizados hoje em dia.

Se você conseguir aprender com esta pequena base, com certeza irá desenvolver e viciar nesta mágica do transformar que a tecnologia nos trás!

E aí, vai encarar aprender programar?

E aí, vai encarar aprender programar?

 

E aí, gostou dos pitacos? Possui outras referências legais para quem deseja aprender mais sobre o assunto? deixe seus comentários abaixo!

Bons Pitacos!

 

Pitacos por:

Karla Soares
Decoradora de interiores, que por sua paixão por tecnologia resolveu ir estudar de Sistemas de Informação