7 referências de sociologia econômica

pitacodemia-sociologiaeconomica

Hoje exploraremos mais um campo interessante da sociologia: a sociologia econômica. Contando mais uma vez com os excelentes pitacos de Eduardo Cuducos, apresentamos algumas referências para conhecer essa área, que é fonte de debates interessantes na academia.

Muitos sociólogos questionam os economistas, entendendo que a economia parte de ideias abstratas e simplistas demais para explicar como a sociedade funciona. Nesse debate, alguns sociólogos se debruçaram especificamente sobre o objeto que é, por tradição, quase exclusivo da economia: o próprio mercado.

Assim se define a sociologia econômica e, se a ideia te interessa, esses são os primeiros passos que indicamos para você se aventurar nessa área.

Vamos aos pitacos, que serão comentados pelo próprio Cuducos:

1) [Esse debate pode ser encontrado já nos clássicos] Cécile Raud-Mattedi. A Construção Social do Mercado em Durkheim e Weber: Uma análise do papel das instituições na sociologia econômica clássica   [artigo]. 

pitacodemia-socioleconomica-referencia01-rbcs57

2) [Mas foi na década de 80 que ele foi revitalizado com a discussão de redes] Mark Granovetter. Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness [artigo].

pitacodemia-socioleconomica-referencia02cover

3) [Depois disso, surgiu uma vertente cultural, como por exemplo, questionando a objetividade do próprio dinheiro] Viviana Zelizer. The Social Meaning of Money [livro]

pitacodemia-socioleconomica-referencia03

4) [E uma vertente política (destaque para o último capítulo sobre a internet e o Vale do Silício)] Neil Fligstein. The Architecture of Markets: An Economic Sociology of Twenty-first-century Capitalist Societies [livro]

pitacodemia-socioleconomica-referencia04

5.) [Bourdieu virou referência nessa área, estudando o mercado de imóveis na França] Pierre Bourdieu. O campo econômico [artigo]

pitacodemia-socioleconomica-referencia05

6) [Mas a teoria de Bourdieu deixa algumas dúvidas importantes] Cécile Raud. Bourdieu e a nova sociologia econômica [artigo].

pitacodemia-socioleconomica-referencia06

7) [E puxa discussões ainda mais profundas, como a pergunta sobre se seria a economia tão verdadeira quanto criada socialmente] Michel Callon. Laws of the Markets [livro].

pitacodemia-socioleconomica-referencia07the-laws-of-the-markets

E aí, vocês já conheciam essas referências? Têm mais pitacos para dar? Deixe seu comentário abaixo.

Bons pitacos!

 

Pitacos por:

Eduardo Cuducos

Doutorando na University of Essex

http://about.me/cuducos

 

Foto de:

Stefano C. Manservisi – Flickr