7 referências de Gabriel Garcia Márquez [Gabo]

pitacodemia-gabo

Esse é um post especial do Pitacodemia. Especial, mas triste. Hoje o mundo recebeu a notícia do falecimento do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, o Gabo, uma perda inestimável para literatura mundial.

A convite do Pitacodemia, Sidney Ferrer nos traz uma lista de referências de obras do escritor tão aclamado pelo público e crítica, ganhador de um Prêmio Nobel.

Para lembrarmos dessa grande alma, de sua contribuição especial para cultura. Deixamos a palavra com Sidney. Bons Pitacos, e descanse em paz Gabo!

Em uma fria tarde de abril, fecha-se mais um capítulo da literatura. Hoje faleceu o colombiano Gabriel Garcia Márquez, o Gabo.

Criado sob as narrativas do avô veterano de Guerra, este ganhador do prêmio Nobel, nos encanta com seu realismo mágico através das histórias da família Buendía-Iguaran e seus descendentes, com Maria dos Prazeres e com as narrativas do amor de um ancião por uma jovem em Barranquilla, a mesma cidade banhada pelo mar caribenho onde Gabo cresceu.

Garcia Márquez é daqueles nomes que nossa latinoamérica sempre preservará. Que uma panapaná o leve para seu merecido descanso.

Vamos os pitacos:

1) Memória de Minhas Putas Tristes.

2) Cem anos de Solidão.

3) Doze contos peregrinos.

4) Amor nos tempos de cólera.

5) Crônica de uma morte anunciada.

6. O general em seu labirinto.

7) Obra Jornalística (5 volumes).

 

Fica aqui nossa singela homenagem. Descanse em paz, Gabo! Adeus.

 

Pitacos por:

Sidney Ferrer

Mestre em Sociologia, amante de literatura latinoamericana, fiel leitor de Garcia Márquez