7 (+1) referências sobre influência da cultura online na vida offline

pitacodemia-cultonoff1

Internet. Mundo virtual. Mundo online. Você já parou para pensar o que o mundo online faz conosco no mundo offline?

Temos ouvido e lido uma série de coisas do tipo: as pessoas não se veem mais, ninguém tira o olho do celular, etc etc.

pitacodemia-kids-on-smartphones

Bom, mas independente dos efeitos que conseguimos perceber, há uma série de questões mais profundas nos comportamentos e percepções que definitivamente fazem a cultura online influenciar a vida offline (a famosa “vida real”). E esse é o tema dos pitacos de hoje, com contribuição valorosa de Eduardo Cuducos (um bom amigo do site) :) .

Referências para quem deseja se aprofundar nesse tema, e entender como diversas esferas da vida real podem ser afetadas pelo que (e como) fazemos no mundo virtual.

Vamos então aos pitacos, devidamente comentados por Cuducos – e links para vocês acessarem as referências ;) :

1) Começamos com esse artigo de David Beer e Roger Burrows sobre como as velhas ciências sociais podem olhar para a internet: Sociology And, Of and In Web 2.0: Some Initial Considerations.

SRO travelator image

2) Depois, nesse livro da Gabriella Coleman, um pouquinho de como a cultura hacker olha para a sociedade : Coding Freedom: The Ethics and Aesthetics of Hacking.

pitacodemia-codingfreedom

3) Na sequência, no livro da danah boyd, ver como os pontos de vistas das gerações mais novas constroem novos conceitos e interpretações de acordo com as experiências online: It’s Complicated: The social lives of networked teens.

pitacodemia-complicated

4) Então, com esse livro de James Allen-Robertson, podemos olhar para como o mercado (legal) se apropria da cultura hacker (e o que fica para trás): Digital Culture Industry: A History of Digital Distribution.

pitacodemia-digitalcult

5) Podemos, com esse artigo de George Ritzer e Nathan Jurgenson, questionar o quanto e como essa cultura online pode mudar o capitalismo: Production, Consumption, Prosumption: The nature of Capitalism in the Age of the Digital ‘Prosumer’.

pitacodemia-consumercult

6) E podemos, com esse artigo de Helen Margetts et al, questionar como essa cultura online pode mudar a política e o papel do líder poléitico: Leadership without Leaders? Starters and Followers in Online Collective Action.

pitacodemia-polstudies

7) Por fim, com esse livro clássico de Lawrence Lessig podemos ficar atentos ao peso que temos nesse momento; ou seja, enquanto criamos a constituição da internet, os valores substantivos e estruturais que regulam a rede: Code: version 2.0.

pitacodemia-code2

 

[Pitaco extra!!] Por fim, confesso que estou ansioso para por as minhas mão no recém lançado Society and the Internet – vai ser minha próxima compra, certeza.

pitacodemia-society

 

E aí, curtiu os pitacos? Você conhece mais referências sobre o tema? deixe seus comentários abaixo!

Bons Pitacos!

 

Pitacos por:

Eduardo Cuducos

Doutorando na University of Essex, co-criador do Mútuo e Expedição Liberdade.

Foto Destacada por:

Niels Heidenreich