6 referências sobre quadrinhos da vida real

pitacodemia-persepolis-capa

Quadrinhos. HQs. Comics.

pitacodemia-azul3

 

Esse é um gênero que poucas pessoas consideram como literário (assim como Ficção Científica, que já postamos aqui), mas possui uma legião de fãs e interessad@s. Da fantasia, a estórias de heróis, os quadrinhos também podem (e muito bem) retratar histórias reais – de uma forma, claro, peculiar.

Os pitacos de hoje são sobre esse tema: quadrinhos. Mas não qualquer um: os da vida real. Com a contribuição de Layana Leonardo (pitaqueira de carteirinha no site :) ), trazemos quadrinhos com histórias de pessoas, grupos, famílias, retratadas em desenhos gráficos fenomenais. Bom, sem mais demora, deixamos a palavra com Layana, que comenta suas escolhas. Bons pitacos!

pitacodemia-RETALHOS 2

 

Estamos acostumados a associar quadrinhos a super-heróis, mas mesmo assim, estou aqui para dar os meus pitacos sobre quadrinhos onde ninguém voa, não salva o mundo e nem usa cueca por cima da calça.

Além de ter histórias sensacionais, eles também são uma grande referência visual e deliciosos de ler.

Vamos aos pitacos:

1) Cicatrizes, de David Small.

Esse foi o ultimo que li. É uma história real com um inicio bem pacato, mas quando as coisas começam a acontecer é como um tapa na cara, parece final de novela. Amei muito.

pitacodemia-Cicatrizes

pitacodemia-cicatrizes2

 

2) Maus, de Art Spiegelman.

Essa é uma história que além de maravilhosa, é real. Conta a história do pai do artista (Art Spiegelman) que enfrentou a Segunda Guerra Mundial e sobreviveu depois de muitos esconderijos, prisões e perdas.

pitacodemia-maus

pitacodemia-maus_scene

 

3) Azul é a cor mais quente, Julie Marot.

Rolou um zum zum zum bem grande em volta do filme. Eu não vi, mas posso falar que o quadrinho é uma história de amor linda.

pitacodemia-azul

Processed with VSCOcam

 

4) Retalhos, de Craig Thompson.

Foi o primeiro quadrinhos que li.  Conta a história do ilustrador, Craig Thompson, e é tão fofa que estou relendo.

pitacodemia-blankets-cover

BLANKETS.indd

 

5) Persepolis, de Marjane Satrapi

Esse quadrinhos conta com muito bom humor a visão de Marjane Satrapi sobre a revolução islâmica, no meio de sua trajetória pessoal. E sim, ele é o meu predileto!

Persepolis_28nov2007

pitacodemia-persepolis_4

 

6) Umbigo Sem Fundo, de Dash Shaw.

Esse quadrinhos conta a história de conflitos familiares diante da separação de um casal velho (com uma porrada de anos de casado) e como isso afetou a vida de seus filhos, cada um de seu jeito. É bem profundo e fala muito sobre sentimentos das pessoas. Lindo!

pitacodemia-umbigo

Bottomless Belly-miolo.indd

 

Gostou das referências? Conhece outros quadrinhos da vida real interessantes? Deixe seus pitacos abaixo!

Bons Pitacos!

 

Pitacos por:

Layana Leornardo

Redatora Criativa, que ama música, filmes e quadrinhos.