6 referências para quem gosta muito de cozinha

pitacodemia-magalicozinha-capa01.jpg.001

Alguém está com fome aí?

Pitacodemia no ar, com pitacos excelentes para quem gosta de cozinha e gosta de conhecer referências sobre o tema. O nosso blog amigo Magali Viajante está aqui mais uma vez trazendo pitacos. Dessa vez uma série de referências legais para quem gosta de cozinhas :)

Bom, vamos dar a palavra ao blog ;) Bons pitacos!

pitacodemia-magalicozinha-capa

A Magali Viajante tá de volta aqui no Pitacodemia para dar mais um pitaco sobre cultura e gastronomia. Pra quem não lembra, mês passado estive aqui dando dicas de 5 livros para quem ama comer, beber e ler.

E esse mês, é a vez dos amantes de cinema curtirem o meu pitaco. Vou falar quais são os 6 filmes que eu indico pra quem gosta muito de cozinha.

Sei que existem diversos filmes relacionados à comida e gastronomia por aí, mas vai por mim, se você só tiver tempo para seis, são esses que deve assistir.

pitacodemia-magalicozinha-03

Vamos aos pitacos:

1) Chef

Esse filme, de agosto de 2014, foi lançado em uma época super conveniente aqui no Brasil, no boom dos food trucks. Já aviso que é um filme despretensioso, então não espere uma grande produção ou uma história inesquecível, mas rende uma boa diversão. “Chef” conta a história de um – pasmem – chef de cozinha famoso que decide mudar de vida para fazer o que realmente valoriza e abre um food truck.

Uma história bem legal e que faz sentido no mundo atual, em que muita gente cogita deixar as suas carreiras convencionais para dar vazão a um sonho… Quem sabe você se inspira e decide mudar de vida? Ah, o filme está disponível no Netflix. ;)

 

2) A 100 passos de um sonho

Esse sim é um filmão! A história é sobre uma família indiana que se muda para um pequena cidade da França e decide abrir um restaurante familiar bem em frente a um restaurante estrelado, com uma chef autoritária e disposta a manter seu negócio firme e os estrangeiros bem longe dali.

Além de mostrar pratos clássicos e deliciosos da culinária francesa e indiana, o filme retrata bem a cultura francesa, principalmente a sua rigidez e importância ao ofício de cozinheiro.

Tem uma historinha de amor também no meio, para ficar mais interessante… Ah, dá para comprar o filme pelo Youtube e assistir lá mesmo. ;)

 

3) The Ramen Girl – O sabor de uma paixão

Este é um filme pouco conhecido e subestimado (talvez por causa da infeliz tradução do título), que eu tive a sorte de assistir quando ainda alugava filmes na Blockbuster. Com a falecida atriz Brittany Murphy, o filme conta a história de uma garota americana que se muda para Tóquio para poder ficar com o namorado. Quando eles se separam), ela desiste de voltar para a sua velha rotina e se dedica a aprender uma tradição japonesa: o lamen.

É bem interessante os embates dela, uma mulher estrangeira, com o senhor que é mestre do lámen, um japonês totalmente tradicional e arraigado à cultura. Se você assistir esse filme com o olhar errado, pode achar bizarro e sem graça. Mas se você se interessar pela cultura japonesa, vai ser um prato cheio, literalmente.

Dá para assitir o filme completo no Youtube em inglês e japonês.

 

4) Soul Kitchen

Meio desconhecido do grande público, esse filme fez muito sucesso no circuito alternativo e ganhou vários prêmios em festivais de cinema. A história é sobre um cara que tem um restaurante trash, ruim pra caramba e uma vida meio fora dos padrões, o irmão acabou de sair da prisão e a namorada está deixando ele. Tudo está descambando.

Até que um dia ele vai jantar em um restaurante chique, vê que o chef está deixando a casa e faz uma proposta para ele tocar a cozinha do restaurante podrera dele. Aí ele perde todos os clientes e parece que tudo ainda podia ficar pior… ou será que era só o começo de um grande sucesso?

 

5) Um bom ano

Não é sobre comida diretamente, mas sobre vinhos. E quaaase todo mundo que gosta de comida gosta de vinho, não é mesmo? É um dos meus filmes favoritos da vida. É uma história linda, emocionante e tem uma fotografia incrível.

“Um bom ano” conta a história de um alto executivo de Wall Street que é obrigado a ir até a França para dar um jeito na propriedade da família. Bem a contragosto, ele acaba ficando por lá e começa a administrar a vinícola. É uma história bacana de amor, não só por outra pessoa, mas pela vida e pelo o que se cria dela.

 

6) Festa de Babette

Um dos filmes de gastronomia clássicos, obrigatório para quem gosta de cozinhar e quer entender mais sobre o tema. Babette conta a história de uma francesa que chega a um vilarejo extremamente religioso da Dinamarca para ser cozinheira e faxineira de uma família. Ela ganha na loteria e sendo uma exímia cozinheira, resolve oferecer um banquete para a comunidade, servindo desde pratos clássicos franceses até a exótica sopa de tartaruga.
Não é à toa que sempre que alguém se refere a um banquete, diz que parece a festa de Babette.O ritmo do filme não é nada parecido com Hollywood, portanto algumas pessoas podem achar bem parado, mas resista firme, pois é um filmão.
Dá para assistir o filme completo no Youtube.

….

 

E aí, gostou da lista? Já assistiu esses filmes? Concorda ou discorda dos Pitacos do blog? Deixe suas sugestões de filmes de gastronomia aqui e passa lá no Magali Viajante para saber mais sobre o tema.

pitacodemia-magalicozinha-02

Pitacos por:

Milena Duarte

Apaixonada por viagens, comida e experiências culturais, ela criou o blog Magali Viajante para compartilhar isso com muitas pessoas.