5 referências sobre vida material

pitacodemia-vidamaterial

Consumo. Esse é um assunto que já passou por aqui, mas com tantas vertentes e possibilidades – daí sua riqueza.

Os pitacos de hoje são sobre esse tema, mas com um recorte diferenciado: olhar sobre a vida material. Quem nos traz sua contribuição é Lívia S. Souza, doutoranda em Comunicação Social (USP), e é com ela que deixamos a palavra. Bons Pitacos!

 

Entender o Consumo é algo que vai muito além de compreender as motivações e os hábitos de escolha e compra de objetos ou serviços. Particularmente no que diz respeito aos objetos, nossa relação com eles na sociedade de consumo é uma relação de trocas simbólicas e transferências de significado manifestas nos mais diversos rituais não só de compra, mas de posse, de troca, de arrumação, de despojamento, e envolvem desde um olhar o mais “funcional”, até uma relação “emocional” característica de um colecionador.
Estes Pitacos sobre a nossa Vida Material propõem uma discussão sobre nossa vivência mais ritualística com os objetos e os sentidos criados e recriados a todo o tempo nesses rituais.

Vamos os pitacos:

1) BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2009.

2) BRAUDEL, Fernand. Civilização Material, Economia e Capitalismo, séculos XV – XVIIIVol 1 – As Estruturas do Cotidiano: o Possível e o Impossível. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

3) DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O Mundo dos Bens. Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

4) MCCRACKEN, Grant. Cultura & Consumo. Novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2010.

5) MILLER, Daniel. Trecos, Troços e Coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

 

E aí? Gostaram do tema? Conhece outras referências? Deixe seus pitacos abaixo!

 

Pitacos por:
Lívia Silva de Souza
Doutoranda em Comunicação Social – USP