5 referências sobre negócios e produtos (ou tirar ideias da gaveta)

pitacodemia-startup-chile

Projetos pessoais que se tornam negócios ou produtos são criados a todo momento. Muitas vezes, a maior dificuldade é tirar do papel aquela ideia incrível que você teve. Outras vezes a dificuldade está, apesar da disposição para tirar do papel, em encontrar referências para te ajudar nesse processo.

Nesse mote, o Pitacodemia de hoje traz referências sobre negócios e produtos, pitacos dado por Felipe Barreiros (gerente de conteúdo digital da FIAP). Como ele nos contou, seus pitacos são para quem quer criar um projeto, expandir suas ideias embrionárias, ser produtivo e encantar aqueles que entram em contato com o que você faz.

Apesar de alguns dos títulos (ou capas) parecerem meio estranhos, confie! São boas referências e trazem diversas maneiras de pensar sobre seu projeto de uma maneira diferente. Assim, não julgue o livro pela capa, bem como não deixe sua ideia morrer na gaveta ;)

Vamos aos pitacos, com comentários feitos por Felipe:

1) Jeff Jarvis. O que a Google faria? – “Já pensou como eles implementariam seu projeto para ganhar a famosa escala Google? Não só isso, mas também novas atitudes, ética e velocidade”.

pitacodemia-googlefaria

2) Roger Fisher, William Ury & Bruce Patton. Como chegar ao sim – “Este livro traz um novo tipo de negociação, onde o foco é o problema e não as posições das pessoas em relação ao problema. BEEEM bacana!”.

pitacodemia-comochegaraosim

3) David Allen. A arte de fazer acontecer – “O que tem de treinamento por ai sobre este livro não é brincadeira. Uma das partes mais famosas é onde ele mostra que pensamos de maneira não-natural ao criar um projeto. Ah! E claro, mostra a maneira natural – e correta – de criar um projeto”.

pitacodemia-fazer acontecer

4) Gary Shapiro. Ninja corporativo – “Coitado desse livro, sofreu o mesmo mal dos filmes de Hollywood quando chegam aqui. Enfim, o Gary é um cara super respeitado no meio de inovação e trabalha especificamente com eletrônicos para consumidores”.

pitacodemia-ninjacorporativo

5) Guy Kawasaki. Encantamento – “Guy Kawasaki é quase uma lenda no Vale do Silício. Trabalhou para a Apple na época do Machintosh em 1984 e pra muitas outras empresas do Vale como Evangelista de produto. Neste livro ele fala como encantar os usuários através dos seus produtos”.

pitacodemia-encantamento

 

E você, tem alguma ideia na gaveta que ainda não executou? Tem mais pitacos sobre esse assunto? Deixe seu comentário abaixo.

Bons Pitacos!

 

Pitacos por:

Felipe Barreiros

Gerente de Conteúdo Digital – FIAP