5 referências sobre estudos de sexualidades [Parte I]

pitacodemia-sexualidadeparte1

Os pitacos de hoje são sobre um campo de estudos de grande importância: estudos de sexualidades.

Com contribuição do pesquisador Bruno Puccinelli, recebemos 2 listas de referências para quem se interessa sobre a temática. Dada a importância do tema e a gama de referências, uma primeira lista soltamos hoje; a segunda sairá logo mais. Aguardem!

Deixamos a palavra com o Bruno. Bons Pitacos!

Há já uma quantidade bastante significativa de trabalhos sobre (homos)sexualidades no Brasil que apontam muitas possibilidades de compreender o tema. Tenho trabalhado com essa bibliografia, em especial a produzida no contexto da redemocratização aos dias de hoje, além de textos e autores em língua inglesa e francesa, não apenas sobre as sexualidades, mas também nos estudos de gênero e, mais recentemente, contribuições da teoria queer.

Como meu interesse pessoal e de pesquisa também recai sobre a produção da cidade, seu planejamento estratégico, processos de gentrificação e de segregação espacial, tenho lidado com textos que articulem espaço, cidade, sexualidade, produção de identidades sócio-sexuais. Abaixo indico 5 autorxs com textos essenciais na produção nacional e de fácil acesso na internet. Em uma próxima contribuição, falarei sobre a questão do espaço articulado à sexualidade.

Vamos aos pitacos:

1) Peter Fry: “Da hierarquia à igualdade: a construção histórica da homossexualidade no Brasil” in Para inglês ver: identidade e política na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

2) Edward MacRae: “A construção da igualdade: identidade sexual e política no Brasil da ‘abertura‘”, Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

3) Regina Facchini: “Sopa de letrinhas? Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90“, Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2005.

4) Berenice Bento: “A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual“, Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2006.

5) Júlio Simões e Sérgio Carrara: ” Sexualidade, cultura e política: a trajetória da identidade homossexual masculina na antropologia brasileira“, Cadernos Pagu volume 28, Campinas, 2007.

 

E aí? Se interessaram pelo tema? Conhece outras referências que gostaria de partilhar? Deixe seu pitaco abaixo!

 

Bons Pitacos!

 

Pitacos por:

Bruno Puccinelli

Doutorando em Ciências Sociais – Unicamp

 

Imagem retirada de:

Artista Francisco Hurtz,

Em Mostra “Anti-Corpos”, esteve na Galeria Mezanino no ano passado.