5 referências para empreendedores rebeldes

pitacodemia-empreendENACTcapa2.jpg.001

Olá!!

Pitacodemia está de volta trazendo mais pitacos para compartilhar conhecimento com vocês!

Bom, o post da semana é sobre empreendedorismo. Com contribuição de André Nery, gerente de produtos na Escola de Design Thinking,  trazemos algumas referências bem legais para quem desejar conhecer e se aprofundar mais no tema de empreendedorismo e tem,digamos, tendência a pensar de forma rebelde, para além dos manuais e normas.

Aliás, André juntou a fome com a vontade de comer :D : junto com os pitacos, divulgou o curso que vai rolar na ENACT para empreendedores rebeldes! Parece bem massa, já ouviu falar do ENACT? 

pitacodemia-empreendENACTnova_The-StartupKids

Nas palavras de André:

O ENACT é um programa para empreendedores e líderes rebeldes. Um programa para construir os negócios que mudarão o mundo. O programa é dividido em duas partes: inspiração e transpiração.

(1) Na etapa de INSPIRAÇÃO o participante irá viver e inspirar o novo mundo partindo dos 4 pilares do programa:
Pensamento ecossistêmico: pensar de maneira ecossistêmica irá inspirá-lo a enxergar o mundo de forma integrada e conectada. Para nós, todo desafio é uma oportunidade, por isso enxergar os problemas de maneira sistêmica nos ajuda a resolvê-los de forma mais efetiva.

Sustentabilidade econômica: As novas tecnologias nos permitiram gerar modelos de negócios antes impensados. Com a rede cada vez mais poderosa um negócio antes desconhecido pode crescer exponencialmente em muito pouco tempo e transformar o seu contexto.

Empoderamento criativo: Criatividade é para todo mundo. Iremos explorar o potencial criativo de cada participante para gerar os negócios do futuro.

Consciência de propósito: Um negócio sem propósito está fadado a cumprir pena de morte! Propósito gera prosperidade. Propósito não é o que você faz, nem o como, mas sim o porque você faz o que você faz e o porque você quer desenvolver este negócio. Descobrir e desenvolver o seu propósito é essencial para prosperar.

pitacodemia-empreendENACThackathon-1024x682

(2) Na segunda etapa, na etapa de TRANSPIRAÇÃO, o participante vai colocar a mão na massa. A partir de seu propósito definido, cada participante ou grupo irá criar uma nova proposta de valor de onde seu novo negócio irá emergir. O desenvolvimento do novo negócio passa pelos mesmos pilares de pensamento ecossistêmico, sustentabilidade econômica e empoderamento criativo, mas agora desenvolvendo o negócio do futuro. Acreditamos que os negócios podem transformar o mundo, basta desenvolvê-lo e gerí-lo para tal… Negócios normais não nos interessam, nem negócios tradicionais. Iremos desenvolver negócios EXCEPCIONAIS, pois o mundo precisa de ousadia para ser transformado.

Ao final do programa, cada participante irá sair como um novo modelo de negócio do futuro prototipado e testado, além de passar por uma banca de experts de empreendedores, desenvolvedores, investidores e inovadores para a prova de fogo.

pitacodemia-empreendENACTcapa

 

Curtiu? Bom, para inspira-los mais no tema então, vamos aos pitacos:

1) A Estratégia do Oceano Azul: como identificar novos mercados e criar negócios a partir deles – W. Chad Kim.

 

2) VLEF: Vai lá e Faz – Tiago Mattos.


3) Aprendizados do projeto “Imagina na Copa” que mostra exatamente o que é empreender algo.


4) “A Realidade sobre Empreender” – depoimento de Diana Assennato

 

5) Artigo sobre “Métricas da Vaidade

 

Curtiu as referências? Tem mais? Deixe seus comentários abaixo!

Ah, para quem tiver interesse no curso:

ENACT_Emkt_manifesto

Bons Pitacos!

 

Pitacos por: 

André Nery

Gerente de Produtos e coordenador do ENACT – Escola de Design Thinking.