5 referências de introdução à economia

pitacodemia-economia

Economia. Assunto importante que permeia nossas vidas em diversas esferas. Do controle mais ou menos esperto de nosso próprio dinheiro até decisões de políticos e de empresários que nos afetam vindo “de cima para baixo”, tal como uma enxurrada…

É inegável que a economia, enquanto dinâmica de vários acontecimentos, influencia bastante em nossas vidas pessoal, interpessoal e política. Difícil seria compreender o panorama político do nosso país e de outros sem que se saiba um mínimo sobre a ciência econômica. Ela interfere, ajudando a criar e a recriar a economia enquanto processo.

Os pitacos de hoje são sobre essa área, que assusta uns, interessa outros, mas passa por quase tudo que fazemos e como vivemos no mundo. Com as contribuições de Peri Nascimento e Felipe Maestri, trazemos 5 referências para quem desejar conhecer de forma introdutória essa área de estudos.

Compreender a Economia pode nos ajudar desde a escolher em quem votar até interferir em questões da sociedade. Para si ou para muitos.

Vamos aos pitacos:

1) Paul Krugman, Robin Wells, N. Gregory Mankiw. Introdução à Economia. Livro bastante introdutório com conceitos básicos de Micro e Macroeconomia. Geralmente é usado em cursos introdutórios dessa área.

2) David Ricardo. Princípios da economia política e tributação. (coleção Os Economistas – Nova Cultural). Como Adam Smith, é considerado um dos principais economistas da história do pensamento econômico, é responsável por alguns dos conceitos essenciais da Economia Política, como “vantagens comparativas”e teoria do “valor-trabalho”.

3) Paul Singer. Aprender economia: Livro introdutório sobre economia. Explica conceitos simples, mas muito importantes (por exemplo, ensina a diferenciar preço” de “valor”, e descreve como estes se formam). Recomendado para aprofundar-se futuramente na área.

4) Adam Smith. A riqueza das Nações (resumo simplificado): Resumo da clássica obra de Adam Smith e, muito provavelmente, a primeira teoria científica sobre economia. Crucial ao desenvolvimento do Capitalismo tal como é hoje, apesar de que muitos afirmam que nunca fora completamente posta em prática. Para quem deseja se aprofundar na obra, vale ler a edição da coleção Os Economistas (Editora Nova Cultural) – Adam Smith (vol. 1 e 2).

5) Paul Lafargue. Extratos de “O Capital”: O único resumo, aprovado pelo próprio Karl Marx, da clássica obra deste homem. Importante para a compreensão tanto do Capitalismo quanto do Socialismo Científico e do Comunismo. Mesmo em tempos posteriores à Guerra Fria, permanece substancial para entendermos as políticas econômicas e o panorama social de várias nações, inclusive capitalistas, tais como as que possuem governos de esquerda e de centro-esquerda no poder (mas não só estas).Também para quem deseja se aprofundar na obra, vale ler a edição da coleção Os Economistas (Editora Nova Cultural) – Karl Marx (vol. 1, 2 e 3).

 

E aí, gostou dos pitacos? Conhece mais referências para introdução à economia? Deixe seus comentários abaixo.

 

Bons Pitacos!

 

Pitacos de:

Peri Lira Nascimento / Felipe Maestri

Micro-empresário e estudante de Filosofia/ Administrador e Curador de Conheicmento