5 referências de ilustradoras

pitacodemia-ilustradoras

Pessoas. Muitas vezes tendemos a achar que apenas nos livros ou “materiais” duros que estão o conhecimento. E acessar isso é garantir as referências necessárias. Sim, mas não totalmente. Como a proposta do Pitacodemia é ampliar acesso a referências em qualquer assunto ou área, acredito que também há espaço para trazer pessoas que são referência em algum assunto.

Com a ajuda de Mariana Coelho, diretora de arte e exímia conhecedora do universo das artes, trazemos pitacos sobre ilustradoras que têm desenvolvidos trabalhos espetaculares em suas áreas. Como quem conhece bem o trabalho delas é Mariana, deixamos a palavra com ela. Bons Pitacos!

Sou diretora de arte e, dentre milhares de coisas que faço, é viver buscando referências estéticas. Estava buscando umas referências pra uma marca de um amigo meu e pensei numa lista para Pitacodemia, mas que envolvesse pessoas.

A lista de pitacos sobre ilustradoras/designers/tipógrafas/artistas (sim, apenas mulheres). Só hoje que percebi que curto muito a relevância do trabalho dessas 5 mulheres, e sempre busco inspiração no material delas (claro que também tenho vários homens que moram no meu coração, mas achei interessante uma lista só de mulheres).

Vamos aos pitacos, comentados por Mariana:

1) Marian Bantjes: A primeira que conheci foi a Marian Bantjes e tive a sorte de ver uma palestra com ela. O trabalho é incrível, ela é designer, ilustradora, tipógrafa. Uma das coisas que curto muito é que ela trabalha com vários materiais diferentes, que vai de papel a macarrão. O site dela tem diversas referências de seus trabalhos, incluindo seus livros, como o lindão  “I Wonder“.

pitacodemia-marian

 

2) Paula Sanz CaballeroA Paula Sanz Caballero também usa vários materiais, mas a parte do trabalho que mais admiro são as montagens com costura e tecido, que estão em seu site.

pitacodemia-caballero

 

3) Sanna Annukka: Aí descobri a Sanna Annukka. O traballho dela é super gráfico e colorido, muito lindo também. O site dela é meio complicado, portanto vale dar uma buscada no Google Images também para achar mais referências.

pitacodemia-sanna

 

4) Jessica HischeNo último filme que vi do Wes Anderson, Moonrise Kingdom [vale assistir o trailer], me apaixonei pela tipografia utilizada. E foi aí que descobri a Jessica Hische. Todo o trabalho dela é super cuidadoso, ela faz tipos e ilustras incríveis (tipo de trabalhoque tod@ virginian@, como eu, iria se identificar :D). Dá pra gastar um belo tempo no site dela.

pitacodemia-hische

 

5) Malika FavreE a última é a Malika Favre. Ela é ilustradora e também tem um trabalho super gráfico. O site dela tem bastante coisa. Aliás, dentre outras coisas legais que ela faz, tem um projeto com ilustrações tipo gifs do kama sutra bem interessante.

[Malika Favre on Vimeo.]

 
 

E aí? Gostou das referências? Conhece outras ilustradoras ilustres? Deixe seu pitaco abaixo!

Bons Pitacos!

 

Pitacos por:
Mariana Coelho
Diretora de Arte