5 referências de Brasil (com S)

pitacodemia-capa3brasil

Brasil. Com S. Brasil, país que vivemos.

País gigante, cheio de coisas belas, maravilhosas, problemas e soluções. Em ritmo de celebração e reflexão, os pitacos de hoje são sobre o Brasil, e Brasil com S, como o lindo projeto de Mayra Fonseca e Ana Luiza Gomes nos inspira a conhecer.

Mayra, com entusiasmo de contar sobre o Brasil que elas têm explorado e conhecido, nos dá sua contribuição com referências interessantíssimas sobre o país. E é com ela que deixo a palavra. Bons Pitacos!

pitacodemia-derlon

Foto retirada do Brasil Com S.

Há poucos dias lançamos a Biblioteca Itinerante do O Brasil Com S: alguns dos nossos livros que já foram utilizados como fonte de pesquisa para o projeto e que agora estarão disponíveis em diversos espaços físicos para que outras pessoas tenham acesso a esse repertório. Vocês podem acessar a nossa biblioteca aqui.

A tendência – e necessidade – da biblioteca é crescer muito, já que pretendemos pesquisar a diversidade da cultura do nosso país. Mas, entre os títulos desse acervo crescente, escolhemos 5 para deixarmos aqui como nosso pitaco e sugestão de leitura.

Vamos aos pitacos, comentados por Mayra:

1) Dicionário do Folclore Brasileiro. Autor: Cascudo, Luis da Camara. Confesso que somos fã do historiador e gratas pela vasta pesquisa que ele deixou sobre o país. Foi difícil escolher um título dele para recomendarmos aqui. Esse dicionário, por fim, pareceu ser o mais indicado porque engloba expressões e palavras de todas as regiões do Brasil e porque recupera algo que pra gente é sagrado: a linguagem do cotidiano.

pitacodemia-dicionario

 

2) Estética da Ginga – A Arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Autor: Jacques, Paola Berenstein. Esse livro é um ótimo exemplo da visão de especialistas que admiramos: vivência de campo com aproximação multidisciplinar. No inicinho do O Brasil Com S, um grande amigo e colaborador do projeto nos indicou esse livro que virou pra gente uma referência para entender cotidiano e cultura de algumas periferias do país. O conteúdo engloba artes, filosofia, sociologia… sem hierarquizar nenhuma dessas fontes de conhecimento. Um conteúdo que enriqueceu nosso olhar sobre modos de viver de alguns brasileiros.

pitacodemia-esteticaginga

 

3) Eduardo Coutinho. Autor: Ohata, Milton. Uma coletânea de textos dele e de outros autores sobre sua vida e obra. Eduardo Coutinho é para O Brasil Com S um indicador de tom de trabalho: humanista, dedicado e encantado por cada descoberta.

pitacodemia-coutinho

 

4) O fole roncou – Uma história do forró. Autor: Marcelo, Carlos. Esse livro também foi uma grata surpresa. A Ana ganhou um exemplar do Bruno e nos apaixonamos pelo conteúdo porque ele não é apenas sobre um – dos tantos – estilo musical importante do país. É sobre a forma como a cultura e o trabalho com o forró expressa e influenciou as migrações e transformações em regiões do Brasil. Nossa vontade é abordar músicas brasileiras nessa perspectiva.

pitacodemia-foleroncou

 

5) História do Brasil em Cordel. Autor: Curran, Mark J. Outro título que nos recomendaram. Aqui a escolha é clara: um livro que recupera a importância da história contada – e interpretada – por pessoas comuns. Isso porque a gente acredita que a voz do doutor e a do homem comum, de uma vez por todas, deveriam receber a mesma atenção para conhecermos mais sobre nós mesmos.

pitacodemia-brasilcordel

 

 

Gostaram? Conheceram o projeto? Se tiver mais sugestões de referências, deixe seus pitacos abaixo!

Bons Pitacos, Brasil!

 

Pitacos por:

Mayra Fonseca

Trabalha com pesquisa e comportamento há mais de 10 anos. Com a designer Ana Luiza Gomes, faz o projeto O Brasil Com S.

 

Foto: Fotopintura, típico do interior do Brasil. Tem um post ótimo sobre isso no Brasil com S. ;)