10 referências sobre sociologia da arte

pitacodemia-sociologiaarte

Sociologia da arte. Os pitacos de hoje são sobre esse campo da sociologia que se interessa por uma análise detida do universo artístico.
Para nos trazer referências sobre, Guilherme Marcondes, doutorando em Sociologia e Antropologia (UFRJ), dá sua excelente contribuição. E é com ele que deixamos a palavra. Bons pitacos!

A esfera artística como outras possui uma lógica própria de ação no mundo, a qual envolve conflitos e consensos em prol da manutenção de tal universo. Partindo desta percepção, a sociologia da arte busca entender a arte e as (inter)relações que a formam e que a constroem como um universo regido por lógicas próprias.
Entendendo que o senso comum engloba a arte em uma mística que não permite a compreensão de como alguém e sua obra se tornam reconhecidos como relevantes artisticamente – isto só para destacar o que envolve o papel dos artistas -, a sociologia da arte se volta ao desvelamento deste “mistério”. Isto partindo da compreensão de que, de fato, não há segredo, mas sim ações sociais desempenhadas por indivíduos em um conjunto que, por mais que tenha lógicas próprias, é social como outros.

Bem, vamos aos pitacos:

1) HEINICH, Nathalie. A Sociologia da Arte. Tradução de Maria Ângela Caselatto e Revisão Técnica de Augusto Capella. Bauru – SP: Edusc, 2008.
2) BECKER, Howard S. Art Worlds. Berkeley University of California Press, 1982.
3) BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1992.
4) BOURDIEU, Pierre e DARBEL, Alain. O Amor pela Arte: Os Museus de Arte na Europa e seu Público. Porto Alegre: Editora Zouk, 2003.
5) ELIAS, Norbert. Mozart – Sociologia de um Gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
6) BUENO, Maria Lucia (Org.). Sociologia das Artes Visuais no Brasil. São Paulo: Editora Senac, 2012.
7) MICELI, Sergio. Imagens negociadas-Retratos da elite brasileira (1920-1940). São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
8) SIMIONI, Ana Paula. Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Brasileiras, 1884-1922. 1. ed. São Paulo: EDUSP/ FAPESP, 2008.
9) REINHEIMER, Patrícia (Org.); SANT’ANNA, Sabrina M. P. (Org.). Manifestações Artísticas e Ciências Sociais: Reflexões sobre arte e cultura material. 1. ed. RIO DE JANEIRO: Folha Seca, 2013. v.1.
10) SANT’ANNA, Sabrina Marques Parracho. Construindo a memória do futuro: uma análise da fundação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2011.

 

Gostaram dos pitacos? Têm mais referências sobre a área? deixe suas sugestões abaixo!

Bons Pitacos!
Pitacos por:
Guilherme Marcondes
Doutorando em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Rio do Janeiro

Imagem: “Marat assassinato” de Jacques-Louis David.