10 referências para o blog do seu negócio ou iniciativa

pitacodemia-blogandocapa

Mídias sociais. Blogs. Interfaces virtuais.

Hoje, praticamente em qualquer projeto ou negócio (pequeno, médio ou grande), é bastante importante a expressão virtual que tem sobre os produtos ou serviços oferecidos – além de coisas como atendimento ao cliente, etc. Além de publicidade e comunicação em redes sociais, a ferramenta de blog (seja ela o produto ou um complementar do produto/serviço) tem sido cada vez mais utilizada pelas marcas e iniciativas pessoais.

Bom, os pitacos de hoje estão bem alinhados com esse assunto: referências para o blog de sua iniciativa ou negócio. Referências para quem quiser conhecer e dominar melhor as ferramentas. Quem nos traz essa contribuição é Jéssica Lopes, uma administradora apaixonada por empreendedorismo e que mantém um projeto chamado Oficina Inovadora. E é com ela que deixamos a palavra. Ah, para quem não tirou a ideia do papel, pode ver nossos posts anteriores sobre o assunto (aqui e aqui). Bons Pitacos!

Calma, calma. Aqui tem pitacos para você não querer destruir mais seu computador :D

Calma, calma. Aqui tem pitacos para você ver como universo virtual pode ser seu aliado!

Os blogs não são mais os mesmos do início da década de 90, ainda bem! Hoje quando falamos de blogs tratamos principalmente de uma forma ágil, informal e barata para a divulgação de conteúdo.

E o que um blog tem a ver com a sua pequena empresa? Tudo! Não só empresas que possuem blogs atraem mais clientes como é de suma importância hoje que as empresas criem um canal aberto de comunicação com seus clientes, abram portas para opiniões e saibam interagir com seu público. Não temos mais hoje as esferas de empresas e clientes, temos uma comunidade.

Através de mídias sociais e blogs, empresas que estejam começando podem fidelizar seus clientes e fortalecer a sua presença no mercado. Além disso, mídias sociais e blogs se tornam fontes de informações mais diretas sobre os produtos e serviços e é por meio destes canais que seus clientes farão pesquisas e compartilharão opiniões. Você sabia que em 2011 70% dos consumidores americanos buscaram informações sobre produtos e serviços em mídias sociais antes de compra-los?

pitacodemia-blogando1

Por que ter um blog para o seu negócio?

  • Fortaleça a identidade do seu negócio. Mostre aos seus clientes como é trabalhar na sua empresa, quais são os desafios e os sucessos. Deixe que eles façam parte da história e assim crie uma relação forte com eles.
  • Melhor posicionamento em sites de busca. Blogs com um grande número de visualizações se destacam em páginas como o Google por exemplo.
  • Alcance maior, com a presença em blogs, facebook e outras mídias, a pequena empresa consegue atingir um público maior e aumentar sua carteira de clientes. No Brasil, 36% do tempo despendido na internet é gasto em mídias sociais.
  • Preço baixo e retorno rápido. O investimento para criar uma identidade em mídias sociais é bem baixo e o resultado pode ser muito rápido!
  • Marketing de conteúdo: além dos produtos e serviços oferecidos pelo empreendedor, o blog pode tornar sua empresa uma referência no setor. Outra tática muito utilizada é gerar curiosidade e suspense ao deixar pistas em mídias sociais sobre um novo produto. Fidelize clientes antes mesmo do lançamento!
  • Análises do seu mercado. Por meio de plataformas e mídias sociais o empreendedor consegue conhecer exatamente as estatísticas do seu negócio e os dados do seu público-alvo.
  • Contato: Mídias sociais e blogs abrem portas para a comunicação entre seus clientes e você. Dúvidas, opiniões, sugestões e críticas, tudo é válido para quem está começando!
  • Comprometimento. A presença em mídias sociais e a comunicação ativa com seus clientes mostrará que você está comprometido com eles. Quanto mais seguros eles estiverem disto, mais eles falarão de você e mais presença seu negócio terá no mercado.

Mohawk College Idea Works

Quer criar um blog para o seu negócio? Veja aqui 10 referências desde o nível básico até para quem já possui alguma experiência!

Vamos aos pitacos, dividido em seções:

pitacodemia-blogando5

- Em eBooks

1) 1.000 Dicas para uma Escrita Criativa, Volume 2: Mais dicas para blogs, roteiros, narrativas e muito mais de Bryan Cohen.

Estimula sua escrita criativa e deixa sua cabeça a mil com novas idéias. Perfeito para quem tem medo de se aventurar em escrever um conteúdo inteligente e atrativo.

 

2) How To Use Instagram For Business – A Practical Guide For Marketers, Business Owners and Entrepreneurs de Jason Holder

Noções básicas de Instagram para o seu negócio. Nada de novo para quem já usa o Instagram com sua conta pessoal porém possui algumas dicas boas para migrar para uma conta mais profissional.

 

3) Start Your Own Blogging Business

Ebook da própria revista americana especializada em empreendedorismo, a Entrepreneur. Este livro é um guia para quem já possui um blog e quer ganhar dinheiro com ele. Como é voltado para o mercado americano, o empreendedor brasileiro deve medir o que cabe ou não implementar aqui.

 

4) Success Secrets of the Social Media Marketing Superstars de Mitch Meyerson

Também recomendado pela Entrepreneur este livro é um guia de etiqueta em mídias sociais para quem está empreendendo. O foco aqui é para quem já possui mídias sociais mas quer aprender táticas e estratégias para  aumentar a sua presença e conquistar novos clientes.

 

pitacodemia-blogando6

- No Pinterest

5) Jody Hoogendoorn (Internet – Social media – Marketing – Photography)

Apesar do Pinterest ter uma infinidade de informações, existem alguns perfis que se destacam e trazem os melhores dados. É o caso da Jody, uma holandesa especializada em Internet e Mídias Sociais. Há vários artigos legais no perfil dela no Pinterest e segui-la vai fazer você economizar um tempão na busca de algo para o seu blog. http://www.pinterest.com/jthoogendoorn/content-marketing/

 

6) Entrepreneur 2 Entrepreneur Intentional Networking (#Entrepreneur – Blogging)

Apesar de um pouco confuso no início, esta garota de Atlanta é focada em ajudar empreendedores do mundo todo. O painel de dicas para blog possui artigos bem interessantes e dicas essenciais. http://www.pinterest.com/e2ein/entrepreneur-blogging/

 

pitacodemia-blogando9

- Em Blogs

7) Blog do WordPress.org

Blog com artigos e fórum para discussões para quem utiliza esta plataforma em seu blog. A comunidade ajuda muito sempre que aparece alguma dúvida e o suporte é bem rápido! http://br.wordpress.org/

 

8) Google suporte para Blogger

O Blogger é a plataforma gratuita do Google para blogs. O assistente do Google possui todas as informações e resposta para quem usa o Blogger. Precisa ter um pouco de paciência para achar a resposta em meio a tantas informações mas é a fonte mais confiável.  https://support.google.com/blogger/?hl=pt-BR#topic=3339243

 

pitacodemia-blogando7

- No YouTube

9) Canal Blogger

Para quem quer ver ao invés de ler, o YouTube possui vários vídeos com tutoriais que podem lhe guiar visualmente com problemas no seu blog. Este canal possui alguns vídeos bem longos até com várias dicas para quem usa Blogger. https://www.youtube.com/user/BloggerHelp

 

10) Canal TekZoom

Um pouco de tudo! Além de engraçadíssimo, o autor fala sobre todos os temas possíveis. Tire um tempo para buscar os vídeos que lhe interessam e aprenda junto!

Existem inúmeras referencias para blogs e mídias sociais que tratam desde a escolha da plataforma, construção do site até performance em mídias sociais. Aqui estão apenas as 10 referencias que mais me ajudaram! Fique à vontade para comentar mais! https://www.youtube.com/user/tekzoom

 

E aí, curtiu os pitacos? Encontrou referências legais para seu blog? Se tiver mais sugestões, deixe seus comentários abaixo!

pitacodemia-blogando4

 

Bons Pitacos!

 

Pitacos por:

Jessica Lopes

Administradora apaixonada por empreendedorismo, escreve para canais do tema como Saia do Lugar e Startupi, e criadora do Oficina Inovadora.