10 (+3) referências sobre cerveja

pitacodemia-cerveja-capa.001

Pitacodemia está de volta!! E com um assunto que dá bastante assunto em bares e reuniões de amig@s: cerveja! 

Para quem acha que cerveja é uma coisa só para sentar e beber (o que também é muito bom), vai se surpreender com a quantidade de referências interessantes dados pelo sommelier de cervejas e jornalista Celso. Muito pitaco bom!

Bom, como é ele que manja da história, vamos dar a palavra a ele.  ;) Bons pitacos!

pitacodemia-cerveja-004

A prática da leitura é uma tarefa essencial para a construção do conhecimento, é fonte inesgotável de prazer e um deflagrador do sentimento e opinião crítica do indivíduo. Além de ser importante culturalmente, é comprovado que o hábito da leitura causa bem-estar mental. E nada melhor do que fazer isso com um tema ainda mais prazeroso: cerveja!

Para quem deseja aprender um pouco mais sobre a cultura cervejeira, selecionamos alguns títulos de livros que abordam esse vasto mundo de aromas e sabores a ser descoberto. Afinal, para os amantes dessa bebida milenar, não basta degustar, é preciso conhecer. São obras indispensáveis que não podem faltar na sua biblioteca.

Escolha o seu e abra aquela garrafa para acompanhar a leitura. Cheers!

pitacodemia-cerveja-001

 

Vamos aos pitacos:

1) Larousse da Cerveja (Ronaldo Morado).

O livro é uma base de conhecimento vasta e didática sobre cerveja, ideal para iniciantes no assunto. De autoria do mineiro Ronaldo Morado, fala sobre a história, processo de produção, estilos, e as culturas de países tradicionalmente cervejeiros. Uma obra completa indispensável para todo o cervejeiro.

pitacodemia-cerveja-01-Larousse-da-Cerveja

 

2) Guia Ilustrado Zahar de Cerveja (Michael Jackson).

Um dos maiores nomes da cerveja no mundo é Michael Jackson, jornalista britânico conhecido como Beer Hunter (não, esse Michael não dança e não bebe Pepsi!). E a fama não veio por acaso. Ele deu importantes contribuições para a cultura cervejeira, caçando e catalogando muitas cervejas e estilos pelo mundo. Ele também escreveu diversos livros de cerveja mas, ironicamente, nenhum foi traduzido para o português. Uma das poucas obras  do mestre na nossa língua hoje é o Guia Ilustrado Zahar de Cerveja, que é bastante curto e simplificado. Mas já vale por dar acesso às palavras do Michael da cerveja.

pitacodemia-cerveja-02-

 

3) 1001 Cervejas Para Beber Antes de Morrer (Adrian Tierney-Jones).

Da série “1001”, este livro traz a descrição detalhada de 1001 cervejas que você não pode deixar de beber. Com uma lista bem completa, inclui cervejas de vários países, inclusive o Brasil que é representado pela Baden Baden, Bamberg, Dado Bier, Colorado, Eisenbahn e Xingu. Um prato cheio para quem quer conhecer as melhores cervejas do mundo, mas precisava de uma lista para guiar a experiência.

Cover_1001beers_BR.pdf

 

4) A Mesa do Mestre Cervejeiro (Garret Oliver).

Este livro de cerveja é a bíblia da harmonização. Nele, o famoso mestre-cervejeiro da Brooklyn Brewery (Nova York), Garrett Oliver, mostra como a cerveja é um elemento importante na gastronomia. Em uma leitura divertida e graciosa, Oliver comprova a versatilidade da cerveja na combinação com alimentos. Se você é um apaixonado por gastronomia e cerveja, não pode deixar de ler.

pitacodemia-cerveja-04-a-mesa-do-mestre-cervejeiro

 

5) The Oxford Companion to Beer (Garret Oliver).

Este compêndio traz mais de 1.100 tópicos de A à Z, explicando cada um deles de forma detalhada. Aqui, Garret Oliver aparece novamente, apesar de ser apenas o curador, já que o livro foi escrito por vários especialistas em cervejas. O livro traz a participação de Marcelo Carneiro da Rocha, da Cervejaria Colorado, como um dos seus colaboradores. Em resumo, uma enciclopédia cervejeira de primeira linha!

pitacodemia-cerveja-05-the-oxford-companion-beer

 

6) Cerveja e Filosofia (Steven D. Hales).

Nem todos os livros de cerveja são técnicos ou guias. Cerveja e Filosofia não trata de história da cerveja ou estilos, é uma proposta à reflexão acerca da bebida e sua importância na sociedade. Com artigos de diversos especialistas – entre eles filósofos e bebedores profissionais – que analisam a importância dessa bebida na sociedade e porque a cerveja é considerada essa bebida democrática e socializadora que todos conhecemos. Um livro essencial para entender a cultura cervejeira sob um ponto de vista filosófico.

pitacodemia-cerveja-06-cerveja-e-filosofia

 

7) The Complete Homebrew Beer Book (George Hummel).

Se você é daqueles que gostam de dar um passo adiante e, além de beber a cerveja, quer fazê-la em casa, esse livro vai te ajudar. Por mieo de simples passos e mais de 200 receitas simples, George Hummel ensina o processo e os macetes para fabricar em casa, com equipamentos simples, essa bebida milenar.

pitacodemia-cerveja-09-The-Complete-Homebrew-Beer-Book

 

8) O Atlas Mundial da Cerveja (Tim Webb e Stephen Beaumont).

Esse atlas traz informações detalhadas sobre cerveja, passando pela sua história, seus processos de fabricação, tendências e análise de mais de 500 cervejas de mais de 30 países incluindo o Brasil. O guia detalhado tem um capítulo especial sobre nosso país, onde aparecem cervejas da Abadessa, Coruja, Bamberg, Bodebrow, Falke e Way, todas degustadas pelos autores.

pitacodemia-cerveja-12-o-atlas-mundial-da-cerveja

 

9) O Livro da Cerveja (Tim Hampson).

O Livro da Cerveja é um dos vários guias da bebida pelo mundo. Organizado por Tim Hampson, presidente da Associação Britânica de Escritores de Cerveja (British Guild of Beer Writers), contou com a participação de especialistas para visitar mais de 800 cervejarias espalhadas por todo o mundo, além de avaliar 1.700 cervejas dos mais variados estilos. O livro apresenta mapas, fotos, sugestões de roteiros e glossário, mostra quais foram as cervejas consideradas melhores, além de trazer dicas para realçar o sabor da bebida com comidas adequadas.

pitacodemia-cerveja-13-o-livro-da-cerveja

 

10) A Revolução da Cerveja Artesanal (Steve Hindy).

Como um grupo de microcervejeiros está transformando a bebida mais apreciada do mundo? Neste livro, o cofundador da pioneira Brooklyn Brewery, Steve Hindy, conta histórias dos bastidores de empreendimentos como Samuel Adams, Deschutes Brewery, New Belgium e Dogfish Head, de seus locais de origem às disputas desiguais com as grandes cervejarias, além das complicadas leis que ajudaram, mas também atrapalharam, esses microempresários. Nos últimos cinquenta anos, o consumo de cerveja artesanal passou por um crescimento gigantesco. Hoje existem mais de 2.700 cervejarias artesanais nos Estados Unidos, enquanto mais outras 1.500 estão surgindo; e a influência da cerveja artesanal norte-americana chegou às grandes nações cervejeiras, incluindo o Brasil.

pitacodemia-cerveja-A-Revolu----o-da-Cerveja-Artesanal

 

11) Cerveja em casa (Christina Perozzi e Haullie Beaune).

Cerveja em Casa mostra como fabricar cervejas saborosas, interessantes e inovadoras no conforto de sua casa. Para os cervejeiros iniciantes ou experientes, este é um livro com dicas valiosas onde Christina Perozzi e Hallie Beaune ensinam receitas de cervejas que certamente agradarão aos mais diversos paladares e estilos. Desde cervejas mais leves como as blondes e a black smoke pale até cervejas mais encorpadas como brown ales e dubbels, o livro traz receitas especiais para cada época do ano. Ainda há dicas e receitas de harmonizações para acompanhar as suas criações.

pitacodemia-cerveja-Cerveja-em-Casa-01

 

12) Brasil Beer – O guia de cervejas Brasileiras (Hélcio Drumond e Henrique Oliveira).

No livro Brasil Beer você vai descobrir onde estão as melhores cervejas feitas de Norte ao Sul do país, onde os autores mapearam e catalogaram praticamente todas as cervejarias, microcervejarias e associações de cervejeiros artesanais que atualmente existem no Brasil. São produtos com cores, aromas e sabores distintos dos convencionais, produzidos em menor escala, com qualidade superior e sempre com o olhar do dono do negócio. Além disso, vai descobrir os principais roteiros reunidos por região do país, estado e cidade, que poderão ser percorridos para se encontrar uma boa cerveja, onde quer que você esteja. São mais de 450 cervejas, e mais de 120 locais em que se pode beber o precioso líquido. Você também obterá dados da região, indicações de hotéis e locais onde ficar, serviços de táxi e tudo o mais que você precisa saber para fazer um verdadeiro tour cervejeiro.

pitacodemia-cerveja-brasil-beer2

 

13) Cerveja feita em casa (Greg Hughes).

Com orientações práticas sobre as técnicas de produção e 100 receitas de diversos estilos, o experiente cervejeiro britânico Greg Hughes ensina como fazer cerveja artesanal – uma atividade divertida e gratificante para quem é apaixonado pela bebida. Hughes descreve as variedades de maltes de cevada, centeio e trigo; explica sobre os açúcares, as leveduras, a função do lúpulo e as características de cada espécie; revela a importância da qualidade da água na fabricação; e discorre sobre os ingredientes que dão sabor e aroma à bebida, como ervas, frutas e especiarias. Neste livro, ele apresenta três métodos de produção, do mais simples ao mais complexo, e ensina sobre a limpeza e a esterilização dos equipamentos, os utensílios necessários, os estágios da fermentação, o armazenamento e o envase.

pitacodemia-cerveja-Cerveja-feita-em-casa

 

E aí, gostaram dos pitacos? Conhecem outras referências para agregar aqui?

Deixe seus comentários abaixo!

pitacodemia-cerveja-003

Bons pitacos e até a próxima!

 

Pitacos por:

Luís Celso Jr.

Jornalista, sommelier de cervejas e blogueiro de boteco nesse bar, e oferece também uma série de serviços no Bar do Celso

pitacodemia-cerveja-logocelso